Isay Weinfeld. Ao ler esse nome é provável que sua mente já te levou a alguma imagem. Arquitetura, interiores, mobiliário, exposição, cinema. “Esta diversidade, fruto de claro propósito mais do que sorte ou acaso, é fundamentada na certeza de que a atuação multidisciplinar é essencial ao fomento de um espírito criativo aguçado” ratifica seu site. E é esse espírito que desenhou uma trajetória de 45 anos recheada de produção profícua, reconhecida por diversas premiações e uma gama extensa de clientes satisfeitos.
Ainda que opere na multiplicidade, sempre experimentando algo que nunca fez, a elegância do seu desenho se faz presente em cada projeto. Não raro a sensação de surpresa com a beleza e conforto ao adentrar um de seus projetos vem acompanhada da percepção da linguagem que é própria do arquiteto.
A paixão pela arte, em especial em suas manifestações através da música e do cinema são constante fontes de inspiração. Mas o arquiteto não deixa de repetir quando perguntado que o cliente é a motivação primeira de um projeto.
DAMATA: projetado de dentro para fora
Fazer um projeto pensando sempre na visão de quem está vivendo a experiência da arquitetura é premissa da forma de projetar de Isay Weinfeld. Por isso, os percursos em seus desenhos vão revelando a arquitetura e proporcionando visuais especiais para cada ponto de vista. No DAMATA são alguns caminhos cuidadosamente pensados que levam aos diferentes elementos do projeto: à Praça DAMATA, ao DAMATA Home ou DAMATA Office.
Para o grande fluxo da Avenida 9 de Julho, a Praça DAMATA se abre, permeada de vegetação, lojas e áreas cobertas e descobertas. Um percurso convidativo, revestido de materialidades orgânicas minerais, que conversam com o paisagismo.
Já o morador do DAMATA acessa o apartamento pela Rua da Mata, mais tranquila. E é também recebido por revestimentos em pedra de tons suaves em diálogo com a vegetação. Para subir ao apartamento a circulação vertical foi posicionada no centro da planta, o que deixa livre todas as faces do apartamento completas por varandas que ocupam os 360º. Para ampliar a vista para o arborizado e horizontal Jardim Europa, dois artifícios foram explorados: a torre residencial foi posicionada de forma angulada para ampliar as faces com vista desimpedida, e além disso, os guarda corpos que dão à volta em todas as varandas são feitos de tela metálica leve e angulada para sumir à vista.
Enfim chega o DAMATA, um projeto que desafia arquiteto e Idea!Zarvos de uma vez. Duas torres, uma residencial e outra comercial, se organizam em torno de uma praça pública no valorizado Itaim Bibi.